O presente trabalho pretende analisar um projeto de leitura e produção textual de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular de Campinas que promove um momento de compartilhamento de leituras escolhidas livremente pelos alunos, bem como de produções que representem esse momento de leituras, garantindo a sua circulação no ambiente escolar. Coordenado e supervisionado pelos professores da área de linguagem, o projeto pretende promover não apenas o incentivo à leitura como abrir espaço para que os alunos se coloquem no lugar de protagonistas do processo de leitura. Esse exercício, considerando as reflexões empreendidas nos últimos anos acerca de práticas de letramento, de leitura literária e de letramento literário, parece salutar como forma de colocar em perspectiva as leituras feitas no ambiente escolar e as praticadas fora do ambiente escolar, de modo a analisar de que forma o modo com que a escola ensina o aluno a ler marca os protocolos de leitura extraescolares. Assim, este estudo procura examinar se o projeto coloca em operação mecanismos coerentes para que os alunos construam critérios efetivos para suas escolhas, a partir dos conhecimentos prévios adquiridos pelo trabalho com a grade curricular do curso, e qual natureza de livros/textos literários que passam a circular no ambiente escolar. Além disso, pretende aferir de que modo as atividades propostas para os encaminhamentos dessa leitura possibilitam que os alunos se apropriem dos conteúdos estudados na grade curricular e operacionalizem-nos em suas produções, em geral, para apresentação para a comunidade escolar.
Palavras-chave: Letramento literário. Leitura literária. Práticas escolares. Comunidade de leitores.