Jorge Fernando do Nascimento Coimbra (UFPA), Maria de Fatima do Nascimento (UFPA)
O Projeto: A leitura do texto literário: professor e aluno em cena visa promover a leitura do texto literário por meio da sequência básica de letramento constituída de motivação, introdução, leitura e interpretação (COSSON, 2006) cuja unidade de ensino será o texto narrativo (conto) de autores brasileiros. As atividades desenvolver-se-ão em turmas do 8º ano do ensino fundamental na escola municipal Francisco Nunes, em Maracanã-Pará, com 200 alunos na faixa etária entre 13 e 15 anos. A pesquisa será desenvolvida dentro da perspectiva de pesquisa-ação de caráter interpretativo e interventiva de base empírica, cuja relação entre pesquisador e pesquisados dar-se no ambiente de realização da pesquisa, visando à solução de um problema de forma cooperativa. O interesse pelo objeto de pesquisa se deu a partir de conversas com professores de Língua portuguesa sobre suas dificuldades de trabalhar o texto literário em sala de aula. Não é comum nos dias atuais ver nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental o trabalho efetivo com o texto literário. A literatura, paulatinamente, perde espaço no contexto escolar pela falta de contato muito cedo do aluno com o literário. O professor, enquanto facilitador de leitura, e o aluno como alguém que busca dar sentido a leitura com base em seu conhecimento de mundo mais as orientações do docente, negociam o sentido do texto. Esta relação dialógica permeada pelo texto coloca diante de si professor e aluno e suas respectivas realidades culturais como instrumento de negociação do sentido do texto, tendo o docente como orientador desta relação. A literatura é uma fonte de conhecimento, porque consegue contemplar diversos tempos históricos, assuntos vários que, em muitas situações, não guarda vínculo com o que é a sociedade nos dias de hoje. É o saber colocado de forma especial no sentido como estar colocado o que é para se dizer.
Palavras-chave: Ensino de Leitura, Letramento; Leitura, Conto