O presente trabalho tem como foco práticas que contemplem o letramento literário e incentivem a leitura e produção de textos, por meio de uma “Sequência Básica”, utilizando como material didático textos literários canônicos e contemporâneos. Objetiva proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Sodré atividades em aulas de literatura que priorizem a prática de leitura, interpretação e produção de textos literários, focando na estrutura estilística e no conteúdo sócio-histórico-cultural dos textos, efetivando o letramento literário. Pretende trabalhar o ensino-aprendizagem da literatura por meio da Sequência Básica proposta por Cosson (2012) para o letramento literário, a qual é composta das etapas de motivação (preparação dos educandos), introdução (apresentação do autor e do texto), leitura (conhecimento do enredo do texto) e interpretação (compreensão por inferências para construir os sentidos do texto), na qual acrescentaremos as etapas de produção literária (confecção de textos de gêneros literários diversos) e de exposição (compartilhamento das atividades). Dessa forma, pretende que os alunos, público-alvo deste projeto de extensão, experimentem a leitura literária vinculando-a à sua leitura de mundo, envolvendo os aspectos sociais, históricos e culturais dos textos literários e, ainda, suas características estruturais, estilísticas e estéticas para, por fim, produzir textos de tipologias e gêneros literários diversos, com textualidade e literariedade, ampliando e aprimorando, dessa forma, suas competências textuais, estéticas e sociodiscursivas.
Palavras-chave: Ensino de Literatura, Leitura e Letramento Literário, Sequência Básica