Izabely Barbosa Farias (UFAM), Orientadora: Cássia Maria Bezerra do Nascimento (UFAM)
Este trabalho tem por objetivo investigar sobre o ensino da Literatura nas escolas do município de Manaus. Em estudos, debates, observações e conversas na Atividade Curricular de Extensão “Literatura e Complexidade”, realizada em duas escolas públicas de ensino fundamental de Manaus, surgiram questionamentos sobre o ensino da Literatura: Por que a Literatura só surge como disciplina no currículo do ensino médio? Por que tratar livros de Literatura com a alcunha de paradidático? Por que as orientações expostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não são vivenciadas na realidade escolar? Por que há tantos livros nas bibliotecas das escolas que não são manuseados, lidos ou utilizados por professores e estudantes? Há projetos de leitura em andamento? O que pode ser feito para garantir o Direito à Literatura nas escolas de Manaus? Tais questionamentos nos levaram a um estudo que visa investigar sobre a ausência da Literatura no cotidiano da escola (do 6º ao 9º ano) e propor ações que levem à formação do leitor. Utilizaremos para esta pesquisa uma fundamentação teórica que trata a Literatura como formadora da inteligência humana, como temos nos estudos de Antonio Candido, Nelly Novaes Coelho, Edgar Morin e Jean Piaget. Serão essenciais à pesquisa a leitura crítica dessa fundamentação teórica, dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE): PCN, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); para finalmente investigarmos, em observação nas escolas, as ações e ausências de ensino da Literatura no município de Manaus. Para delimitação do corpus desta etapa, usaremos conhecimento relacionado a Métodos Estatísticos, a fim de garantir maior confiabilidade nos resultados obtidos.
Palavras-chave: Literatura e Complexidade, Literatura e ensino, Formação do leitor