Sabe-se que a interação dos alunos da Educação Básica com dispositivos tecnológicos diversos é uma tendência crescente que as escolas e os professores precisam compreender para explorar essas ferramentas como aliadas no processo de aprendizagem. Ao se pensar nesse contexto na formação de leitores de literatura, os desafios inicialmente parecem intensos e motivadores para resolver uma questão que parece ser central: como associar, no trabalho de desenvolvimento de competências leitoras, o uso de tecnologias como as redes sociais? Partindo da premissa de que a leitura literária deve estar associada ao contexto tecnológico e especialmente digital da comunidade escolar e de que as práticas mediadoras de leitura podem associar as redes sociais a esse processo, este estudo apresenta reflexões sobre possibilidades de mediação de leitura literária numa metodológica que agrega o uso de mídias digitais no processo de formação de leitores na Educação Básica, priorizando as redes sociais como ferramenta propícia para estímulo da leitura de narrativas curtas produzidas por autores brasileiros. Defende-se a perspectiva de que o texto literário deve ser lido integralmente, a partir de uma seleção prévia que contemple preferências temáticas discentes, definição de competências e habilidades a serem desenvolvidas e desenvolvimento da leitura crítica do texto, comparando-o com outros (literários ou não). Em outros termos, a interação da leitura com redes sociais não exclui o trabalho focado no texto literário em si. Além disso, acentua-se a importância de a mediação de leitura correlacionar perspectivas metodológicas pertinentes ao perfil de alunos e ao contexto tecnológico que se impõe. Tomam-se como objeto central de reflexão literária contos da literatura brasileira do século XXI, escritos por autores ainda pouco reconhecidos no cenário nacional. Nessa prática mediadora de leitura, entende-se que a interatividade do aluno com o texto é promovida, uma vez que o ponto central do onde surgem as reflexões é o conto literário, objeto central quando se pensa na formação d eleitores literários. Ainda quanto à interatividade, destaca-se a importância da rede social Facebook que traz outros formatos para discussão on line, assíncrona ou não, ampliando as possibilidades de uso do recurso e de aprendizagem. Além disso, essa rede social , dadas as suas ferramentas e facilidade de acesso e interação, traz um importante recurso tecnológico associa-se a um fator importante: “a mobilidade, tanto no sentido de portabilidade, quanto de acesso à informação e principalmente a mobilidade de pessoas mudam a relação entre a informação e o mundo.” (SANTAELLA, 2010, p.35).