ALBA VANÚSIA NASCIMENTO MURICY, LUCIANA SACRAMENTO MORENO GONÇALVES
O presente trabalho refere-se a um estudo acerca de como as práticas de leitura literária desenvolvidas a partir do Projeto Institucional de Leitura – PIL se constituem em letramento literário. O Projeto ( PIL) apresenta-se como uma proposta de fomento à leitura literária, constituindo-se de ações e projetos de leitura desenvolvidos no ensino fundamental II da rede municipal de Pindobaçu-BA. Nosso estudo objetiva compreender em que medida as diversas ações leitoras (sarau literário, círculos de leitura, boca piu literário, café literário, parada pela leitura, leitura na calçada, roda literária, piquenique literário, correio literário, tertúlias dialógicas literárias dentre outras) propostas a partir do PIL alcançam as escolas tecendo uma rede literária, quiçá, provocando um despertar do interesse pela leitura literária. Compreendendo que as práticas de leitura literária inserem-se no campo da democratização do conhecimento, sobretudo, o artístico e, precisam comprometer-se com aqueles marginados ao longo de uma tradição de leitura elitista e excludente. Nossa proposta de discussão embasa-se, sobretudo, nas discussões da Sociologia da Leitura a partir das contribuições de Jauss (2005), Chartier (2001) e Poulain (2004) e nas ideias acerca do Letramento Literário de Cosson (2012). Entendendo que o alargamento desta discussão poderá propiciar elaborações reflexivas que se consolidem em letramentos literários outros. Pois, embora a temática da leitura tenha conquistado lugar nas discussões pedagógicas, os espaços formativos e o contexto escolar encontram-se ainda muito distanciados das práticas leitoras, sobretudo, das práticas de leitura literária.
Palavras-chave: LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA, PROJETO INSTITUCIONAL DE LEITURA (PIL)